• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

FAQ

Perguntas frequentes

Eu nunca velejei de veleiro. Como sei que é para mim?


Um veleiro é a expressão máxima de liberdade. Vai aonde quer, não gasta combustível e tem impacto insignificante no meio ambiente, é verdade. Entretanto, precisamos levar em conta que é um veículo lento para nossos parâmetros - a velocidade máxima não passa de 25 km/h. Se você aprecia essa poesia de viver lentamente e curtir o vento na cara sem pressa, será uma delícia. Tenha em mente que uma aventura em um veleiro é, antes de tudo, uma grande aventura. A locomoção no barco demanda algum equilíbrio e agilidade para subir escadas ou embarcar em botes, porém sempre haverá uma mão estendida para ajudá-lo. E nosso espaço é restrito, mesmo em um veleiro de 47 pés, tudo aqui funciona de maneira muito funcional e econômica. Oferecemos um bom nível de conforto para uma aventura, e uma tripulação motivada a fazer o melhor, porém não fazemos frente a um resort 5 estrelas. Isto posto, se você possui esse espírito aventureiro e disposição para viver em um barco, com suas vantagens e limitações, então você vai se divertir pra valer a bordo!




Não estou disposto a passar perrengue. Qual o nível de conforto?


O Saba é surpreendentemente confortável para um veleiro, com equipamentos como ar condicionado, banheiros com box, gerador de energia e watermaker. Isso permite que possamos viver mais ou menos com os mesmos confortos daqui. Entretanto, estamos em um barco, e isso significa cabines e espaços reduzidos em relação a um hotel. Se espaço ilimitado não é uma prioridade absoluta, então não haverá problemas! Note que nosso pé direito na cabine é de 1,95 m e as camas são em formato queen size. Além disso, nossa tripulação se organiza para providenciar todo o necessário para sua estada, e está envolvida o tempo todo no serviço - porém nós somos só dois, então contamos com sua compreensão caso estejamos envolvidos em alguma tarefa logística durante alguns momentos.




Como é dormir no barco? É confortável?


Costumamos navegar e buscar ancoragens sempre em ambientes relativamente abrigados. Assim, em condições normais, o balanço suave das ondas costuma ser agradável para a maioria das pessoas e até ajuda a embalar o sono. Porém tenha em vista que há um balanço, mesmo que suave. Se o tempo estiver um pouco alterado, buscaremos ancoragens propícias ou até portos e marinas para evitar o balanço excessivo. Com o mar mais mexido, algumas ondas menores podem fazer um pouco de barulho ao bater no casco, mas pela nossa experiência percebemos que não é problema para a maioria das pessoas. Considere tampões de ouvido se você tem sono muito leve.




Como fica nossa privacidade a bordo? Teremos que dividir o espaço com vocês o tempo todo?


Nós adoramos a companhia dos hóspedes, porém nossa proximidade é de acordo com o desejo por privacidade do grupo. Estaremos presentes o quanto for necessário para o serviço (navegação, serviço de bar e refeições, organização das atividades), porém nos recolhemos à noite e durante os passeios em terra, para oferecer maior privacidade aos hóspedes. Assim, seu grupo pode curtir o tempo no barco como preferir. E, se curtirem nossa companhia, adoramos ficar batendo papo e contando mentiras depois do jantar (ainda que não possamos beber com os hóspedes quando em serviço, por razões óbvias de prontidão e segurança).




Os hóspedes precisam se envolver ou ajudar no trabalho a bordo?


Seu nível de envolvimento é o que você desejar. Nenhuma tarefa é necessária, a não ser a de se divertir! Teremos prazer em providenciar toda a navegação e serviço para você, e é claro que será um prazer caso qualquer pessoa do grupo queira se envolver, por exemplo, na navegação, aprender sobre vela, ou até preparar aquela receita secreta em nossa cozinha. Seu sábado será como você quiser.




Como é na hora do banho? Temos limitação de água?


Nosso veleiro conta com um tanque de 460 litros de água, além de ser equipado com watermaker, que extrai e dessaliniza a água do mar (mais ou menos 35 litros por hora). Isso dá uma autonomia praticamente ilimitada de água. Porém precisamos alertar que estamos em um barco, e os banhos costumam ser mais rápidos. Em situação normal, todos conseguem tomar seu banho quente e gostoso sem problemas. Porém se todo mundo for ao mesmo tempo e demorar, ou se alguém se empolgar com a vista do mar e esquecer do tempo, pode acontecer da água acabar temporariamente. Aí precisamos esperar algumas horas para o tanque encher de novo. Assim, quem poupa tem!




Qual a diferença entre as paradas em ancoragens e marinas? O que é melhor?


As ancoragens são uma experiência única. Dormir e acordar no meio do mar, muitas vezes sem nenhum outro barco em volta, curtindo apenas os sons de mar e terra, são o que há de mais gostoso. Porém o barco pode balançar um pouquinho a mais em noites de vento ou mar agitado. E, importante, normalmente são gratuitas. Já as marinas são menos exclusivas e privadas, e ancoramos em piers junto de outros barcos. Normalmente há alguma estrutura de vestiários e restaurantes, mas menos aventura. E as marinas, além de pagas, podem ficar bastante cheias e barulhentas na alta temporada. Recomendamos sempre um roteiro balanceado envolvendo as duas experi6encias, e teremos prazer em montar tudo da forma como o hóspede preferir, garantindo que ele tenha o melhor roteiro baseado em suas expectativas e preferências de viagem.




É comum enjoar a bordo? Como posso me previnir?


Mesmo que nossos roteiros se concentrem em lugares mais abrigados, é normal um pouco de balanço em qualquer embarcação, e algumas pessoas parecem ter menor resistência e enjoar mais fácil. Essa condição, chamada cinetose, pode ser chata mesmo a bordo, Se você já sabe que tem essa sensibilidade, podemos adaptar o roteiro para envolver mais atividades em terra firme, além de ajustar a alimentação com pratos mais leves. E caso ocorra algum desconforto a bordo, possuímos um kit de primeiros socorros muito completo com os medicamentos indicados para ajudar! Na dúvida, consulte sempre o seu médico.




É seguro viajar a bordo de um veleiro?


Estamos no Mediterrâneo, um paraíso mundial da vela. Milhares de veleiros passeiam por aqui diariamente sem problema algum. Aqui temos uma estrutura inigualável para a náutica recreativa, além de cobertura dos melhores sistemas e brigadas de segurança e resgate do mundo. Mas sabemos que, para garantir a segurança dos hóspedes, embarcação e tripulação, sempre é fundamental estarmos preparados. Assim, equipamos o Saba com todo cuidado para que ele, pronto para qualquer parada. Estamos sempre em comunicação com terra (normalmente com dois ou mais sistemas simultâneos), recebendo boletins meteorológicos em tempo real, e equipados com Radar e AIS, o que nos faz "ver e ser vistos" a todo tempo. Em caso de uma improvável emergência, estamos equipados com balsa salva-vidas para 10 pessoas, sistema EPIRB de resgate por satélite, e avançado sistema de combate a incêndio (inclusive detectores de fumaça e extintores automáticos). Adicionalmente, passamos por treinamento em todos os standards internacionais para atender às principais emergências (consulte na sessão Capitães nossas credenciais), e frequentemente executamos treinamento de segurança a bordo para estarmos sempre bem afiados. Com o equipamento certo e treinamento correto, o Saba oferece um alto nível de segurança para você, sua família e seus amigos.




Qual o risco da previsão do tempo atrapalhar nosso passeio?


A temporada do Mediterrâneo, quando operamos nossos charters, costuma oferecer dias quentes e secos, e baixas incidências de chuva. Ainda assim, estamos expostos às variações climáticas, que são previsíveis apenas no curto prazo. Todos os dias recebemos boletins meteorológicos, e validamos ou ajustamos diariamente nosso roteiro em função das condições climáticas, visando sempre a máxima segurança e conforto de nossos hóspedes, embarcação e tripulação. Caso alguma condição climática atrapalhe nossos planos, teremos sempre o prazer de oferecer alternativas para contornarmos esses aborrecimentos (rotas e destinos alternativos, paradas em cidades para passeios, etc). Porém quem manda é São Pedro, e nós obedecemos, sempre. Mas relaxe, sempre há coisas divertidas para se fazer, mesmo com tempo ruim!




O que eu preciso levar? O que é melhor evitar?


Roupas leves e confortáveis, sport cameras, drones, equipamento de snorkel/scuba, pranchas de qualquer tipo, chapéu, repelente e protetor solar (evite bronzeadores), mochilas e bolsas estanques, capa de chuva (para trilhas e passeios externos) medicações de uso diário e sua música e leitura preferidos. Jogos e filmes/séries podem ser legais para as noites. Prefira roupas resistentes à água e ao vento, e esteja prevenido para temperaturas mais amenas à noite. Evite sapatos de saltos ou sola escura, prefira tênis confortáveis para caminhadas e mais um calçado confortável de sola macia para relaxar dentro do barco, além dos imprescindíveis chinelos. Roupas de cama e banho não são necessárias, mas traga cangas para a praia. Para as malas, prefira mochilas e malas flexíveis, evitando malas rígidas de rodinhas (ocupam um espaço enorme a bordo). Secadores (já existe um a bordoà sua disposição), chapinhas e outras utilidades elétricas podem ser utilizados, mas tenha em mente que nossa energia a bordo é 220 V. Tem dúvida sobre algum item? Estamos à disposição para tentar ao máximo acomodar suas necessidades.




A energia a bordo é 110v ou 220v? Como são as tomadas?


Nosso sistema elétrico funciona em 12v (com várias entradas USB para celulares e pequenos eletrônicos). Nos quartos e banheiro temos saídas 220v. Todas as tomadas são padrão europeu (dois pinos redondos). Não há energia 110v a bordo. Secadores e outras utilidades de maior consumo podem ser utilizadas normalmente com o suporte do gerador.




É uma atividade adequada/apropriada para crianças?


Qualquer um pode viajar no veleiro com total conforto e segurança, não importa a idade ou tamanho. No caso das crianças, é importante termos em mente a atmosfera relaxante de um veleiro pode ser um pouco entediante para os pequenos, principalmente em rotas mais longas. Já as crianças a partir de 9 ou 10 anos costumam adorar a aventura e curtir muito todas as atividades! Mas é claro que cada caso é um caso e quem pode julgar melhor são os próprios pais, né? Nossa dica é, caso decida trazer suas crianças menores, inclua sempre na bagagem os brinquedos, jogos e desenhos preferidos para distraí-los. Ah, e sempre é importante trazer um colete salva-vidas apropriado para o peso e altura da criança, ou caso prefira podemos providenciar todo o necessário, consulte-nos!




O Saba é acessível para Portadores de Necessidades Especiais?


Um veleiro é um ambiente de mobilidade ligeiramente restrita, e possui espaço limitado, escadas e degraus para acesso a algumas partes da embarcação. Este ambiente pode ser desafiador para o PND, porém não são poucos os casos de PNDs velejando mundo afora. Caso haja alguma necessidade específica de acessibilidade, consulte-nos, e teremos enorme prazer em oferecer nosso aconselhamento imparcial e sincero sobre a viabilidade, potenciais restrições e a qualidade da experiência que pode ser oferecida.




Como fazemos para embarcar e desembarcar do veleiro?


Quando estamos aportados em uma marina ou veleiro, nosso acesso é muito fácil - uma passarela leva diretamente do barco até o pier. Quando ancoramos ou apoitamos em alguma praia, nosso acesso sempre será através do Happy Hour, nosso bote de apoio, um inflável de 2,70 m com fundo rígido e motor de 10 hp. Ele comporta 4 pessoas confortavelmente, portanto, tirando o piloto, grupos menores podem requerer duas viagens. O bote transporta os passageiros da popa do Saba até o pier mais próximo, em viagens curtas e secas, ou até as praias e pontos de interesse. Um rádio portátil fica à sua disposição para chamar o bote de volta sempre que necessário.




Eu preciso saber velejar?


Não é necessário nenhum conhecimento ou experiência anterior de vela. A tripulação está pronta para operar o barco de forma totalmente autônoma. Pode relaxar e aproveitar sem se preocupar com nada, caso deseje. Mas o que normalmente acontece é que as pessoas se animam a fazer parte da tripulação. Se isso acontecer, todos a postos! A gente adora dividir o leme e explicar o que sabemos. É uma boa oportunidade pra ganhar experiência e quem sabe iniciar sua jornada no mundo maravilhoso da vela? Você é nosso convidado a fazer parte da tripulação honorária do Saba!




Qual o risco do passeio atrasar e eu perder o vôo?


Apesar de dedicarmos bastante atenção ao roteiro e suas datas para evitar atrasos, imprevistos com o tempo podem alterar nossos planos e, em ocasiões especiais, causar eventuais atrasos em nosso planejamento. Aconselhamos aos hóspedes que, ao marcarem suas viagens de retorno, sempre prefiram retornar, no mínimo, um dia após o dia de término do charter. Assim, temos alguma margem de manobra para qualquer atraso de percurso sem prejudicar sua agenda de viagem. Portanto, caso esteja reservando mais dias para continuar explorando as lindas regiões onde acontecem os charters, recomendamos que planeje esses dias após o charter. As regiões que visitamos possuem ainda ótima estrutura de transportes, e em vários portos ao longo do percurso encontramos estações de trem e ônibus que conectam facilmente a seu aeroporto, caso haja alguma necessidade especial.




Como funciona a internet do Saba?


Temos a bordo um receptor com antena para sinal de celular, o que nos faz contar com internet em velocidade 4G na maior parte das costas onde navegamos. Quando o sinal está disponível, o Saba oferece uma rede de wi-fi onde você pode conectar todos os seus gadgets e utilizar sinal ilimitado. A velocidade normalmente é suficiente para redes sociais, e-mails e aplicações leves, mas pode mostrar alguma dificuldade para streaming de video e downloads grandes. Em algumas localidades (normalmente ilhas mais distantes e algumas ancoragens abrigadas) o sinal pode estar fraco ou mesmo inexistente. Lamentamos o inconveniente. O Saba ainda permanece com seu sistema de Internet via satélite, que reservamos para a informação meteorológica e comunicação de emergência. Caso haja necessidade de permanecer conectado, podemos adaptar os roteiros para priorizar as áreas com serviço de maior qualidade (que já são muitas).




O que está incluído no serviço do Sailing Saba?


Estão incluídos a consultoria e personalização do roteiro de viagem, o barco em uso exclusivo para seu grupo, 2 cabines e banheiro na popa (para uso exclusivo dos hóspedes), roupas de cama e banho (incluso toalhas de praia), serviço de capitão, hostess, limpeza e arrumação diária das cabines e banheiros, todas as atividades e equipamentos disponíveis a bordo (exceto saídas e cursos de mergulho Scuba), Internet a bordo (quando disponível serviço 4G), combustível, uso do gerador e watermaker, transporte ilimitado no bote de apoio, diárias da marina no dia de embarque inicial e desembarque final, e kit de boas vindas. As refeições, snacks, serviço de bar e bebidas são oferecidas de acordo com o sistema de alimentação escolhido (consulte a sessão Preços para maiores detalhes).




O que NÃO está incluído no serviço do Sailing Saba?


Não estão incluídos no serviço do Sailing Saba as despesas com vôos, vistos, entradas em Parques Nacionais (quando necessárias), diárias em marinas (exceto embarque inicial e desembarque final), transfers em terra, equipamentos de mergulho, seguros de viagem, despesas com restaurantes e bares, e passeios com fornecedores terceiros. Ao longo da preparação do roteiro, vamos levantar estimativas para quaisquer destes custos, baseados no roteiro escolhido, e submeter para sua análise e aprovação. As atividades e cursos de mergulho Scuba são oferecidas a bordo e não estão inclusas no serviço, sendo cobradas à parte. Devido às questões logísticas, devem ser reservadas e planejadas com antecedência, durante a fase de preparação do roteiro.




Qual a duração ideal do charter?


Nossa recomendação é que os roteiros tenham ao menos 3 dias / 2 noites de duração, para que tenhamos tempo de acomodar a logística de embarque e desembarque e acessar os locais mais interessantes. Não há um limite máximo de dias, porém estimamos que um período de 5 a 7 dias seja ideal para balancearmos um roteiro bem equilibrado, incluindo os principais highlights de cada região, e extraindo o melhor dessa experiência. Lembrando que oferecemos descontos para períodos acima de 5 dias, consulte a sessão de Preços para maiores informações.




Algum problema técnico pode atrapalhar a viagem?


Nós nos esforçamos ao máximo para ter tudo no Saba funcionando em perfeitas condições - afinal, é nossa casa e nosso conforto também! Porém, se tem uma verdade absoluta na vida no mar, é: as coisas quebram! Novas ou velhas, não importa o nosso cuidado, elas quebram. Estamos constantemente trabalhando em melhorias e manutenções preventivas, porém é possível que ao longo do charter alguns de nossos sistemas e atividades possam estar temporariamente indisponíveis. Carregamos conosco as principais peças de manutenção e temos uma rede de fornecedores selecionada para no ajudar com algum imprevisto, porém contamos com sua compreensão caso surjam dificuldades técnicas pelo caminho. Sempre estaremos empenhados em fazer com que essas chateações não atrapalhem seu passeio.





FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?
FALE CONOSCO!
  • Instagram
  • Facebook

Sailing Saba - Charters, Tourism, Vacations on board of a sailboat in Europe, at Croatia and Sardinia!